“O papel da justiça social na concretização de uma sociedade democrática” foi o tema da Semana do Calouro e da Caloura do curso de Direito. O professor Mário de Andrade Macieira ministrou palestra do mesmo tema falando sobre a importância da participação política para a educação.
A Semana teve início dia 16 de outubro e contará com palestras e minicursos com a participação de professores da UFMA e CEUMA.
Mais informações no site da UFMA: http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=50705
Lembrando-me da entrevista dada em 2015 sobre o Congresso Internacional de Direito
DIA 15 DE NOVEMBRO
CREDENCIAMENTO – O credenciamento é indispensável para participação na abertura e só poderá ser realizada até às 21h00, quando iniciará a cerimônia. Você deve levar sua credencial impressa e apresentá-la junto a um documento com foto no ato do credenciamento.
REGISTRO DE FREQUÊNCIA – Durante o evento, você deve obrigatoriamente obter DUAS leituras do seu QRCODE para atingir a frequência de 75% exigida em Edital e ter direito ao CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO. É necessária e válida apenas uma leitura por dia. Você deve procurar pela equipe de organização do evento (STAFF) que estará efetuando a leitura através de tablets. A responsabilidade da leitura do QRCODE é exclusiva dos participantes, não podendo ser realizada por terceiros. Caso ocorra, o código será invalidado e o certificado não será emitido.
DIA 16 DE NOVEMBRO
DIA 17 DE NOVEMBRO
Fonte: www.conpedi.org.br
Após análise e avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no XXVI CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI – SÃO LUIS/MA, o CONPEDI antecipa a divulgação e parabeniza os autores dos ARTIGOS APROVADOS, conforme o EDITAL Nº 04/2017.
Todas as submissões foram realizadas através da Plataforma Publica Direito, na qual os Avaliadores do CONPEDI realizaram as avaliações por meio do método Double Blind Review, processo que garantiu ao mínimo duas avaliações inominadas para cada trabalho submetido.
Agradecemos o apoio de nossos avaliadores, todos professores doutores que compõem o Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores. Assim, chegamos ao final desta etapa com absoluto êxito!
Agora, o próximo passo é efetuar a inscrição! Para a apresentação de artigos, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser obrigatoriamente na modalidade “apresentação de artigo”. Os autores que não forem participar do evento estão dispensados do pagamento da inscrição.
Atenção: Lembrando que a divulgação dos artigos aprovados foi antecipada. A lista de PÔSTERES APROVADOS será divulgada até o dia 2 de outubro, conforme previsto no EDITAL Nº 005/2017.
Fonte: Sítio eletrônico do CONPEDI (conpedi.org.br)
De 15 a 17 de novembro de 2017 São Luís será a capital brasileira da pesquisa científica em direito.
Reunindo pesquisadores de todos os cantos do país, o Congresso Nacional do CONPEDI oportunizará à comunidade jurídica regional assistir de perto o resultado de todo esforço acadêmico desenvolvido pelos juristas nos últimos anos.
Com inúmeras apresentações e programações especiais que vão desde o concurso de pôsteres, publicação de artigos científicos, espaços de exposição de novas obras literárias, o conclave contará ainda com painéis temáticos desenvolvidos à luz dos grandes desafios do mundo globalizado e da sociedade brasileira atual, em especial, propondo estabelecer, com clareza, os novos papéis das instituições do sistema de justiça como corresponsáveis pela garantia da democracia e efetividade dos direitos fundamentais.
Como resultado positivo que as temáticas em questão impulsionaram no meio acadêmico, é destacável o número expressivo de inscritos e aprovados nos concursos de pôsteres e artigos científicos dentre os quais, muito honrosamente contribuiu o Núcleo de Estudo de Direito Constitucional da Universidade Federal do Maranhão (NEDC/UFMA), sob minha orientação, nos trabalhos científicos dos orientandos Diogo Diniz Lima, Analissa Barros Pinheiro, Pedro Nilson Moreira Viana, e Ithaiara Carvalho Lima que estabelecem um recorte constitucional em matérias de como federalismo, tributação, e direitos fundamentais.
De certo, todas essas questões são desafiadoras porque têm sido apresentadas às instituições do sistema de justiça como se essas fossem o fórum capaz de pôr fim a toda complexidade dos nossos desafios e males provocados pela grande desigualdade social.
É nessa perspectiva que São Luís, como cidade complexa e socialmente diversificada que é, receberá de braços abertos os congressistas de todo o país e do exterior, fazendo do XXVI Congresso Nacional do CONPEDI um evento memorável para os pesquisadores em direito no estado.
E aos poucos vamos ganhando mais visitantes…