Destaque da participação da professora Doutora Edith Maria Barbosa Ramos no VIII Congreso Iberoamericano de Derecho Sanitário “Ele Estado dele Arte em ele exercicio del Derecho Humano a la Salud em Iberoamérica”. Ministrei a palestra “Patología de la Pobreza” na Mesa 1. Derecho a la Salud y Sistema de Salud en Iberoamérica”. Compartilhei a mesa com os professores doutores Lourdes Murguía (México). Fernando Aith (Brasil). Maria Fernanda Blandón (Colômbia) e Vitor Garzón (México). Quero agradecer imensamente a professora Maria Celia Delduque a oportunidade e confiança, além disso dizer que seu nome foi citado na minha e em diversas conferências, comunicações orais e pôsteres no evento.
Para quem tiver interesse em assistir – minha palestra está disponível no seguinte endereço no YouTube: https://m.youtube.com/watch?v=Vqju04aYnFk&feature=youtu.be
e começa às 2 horas e 19 minutos da transmissão ao vivo.
Quero, ainda, parabenizar meu orientando, da Universidade Ceuma, Paulo Henrique Junior por ter sido selecionado, com o seu trabalho intitulado ” Ele Estado da arte en lá comprensión de la invisibilidad de las políticas públicas de Salud para lá enfermedad falciforme en Brasil’, com o prêmio de melhor Pôster do evento.
A professora Doutora Edith Maria Barbosa Ramos agradece a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e aos professores Simão Aznar e Carla Dolezel a oportunidade de ministrar, em parceria com o professor Pedro Trovão do Rosário, a disciplina Direito Constitucional, para as turmas de Mestrado/Doutorado em Direito dessa renomada instituição lusitana.
Período extremamente proveitoso, em que tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos, ideias e experiências Brasil/Portugal. Discutindo temas como: “A soberania do Parlamento ou a supremacia dos Tribunais”; “Direito das pessoas com deficiência”; “Idade: fator de desigualdade”; “Eutanásia” e “O direito ao esquecimento” a partir do Direito Comparado Brasil/Portugal.
Destacamos ainda o lançamento do livro “Aspectos polêmicos do Direito
Constitucional Luso-Brasileiro”, organizado pelos advogados e alunos do mestrado/doutorado da UAL Daniel Blume e Thiago Bhranner, em homenagem ao professor Pedro Trovão do Rosário, apresentado pelo professor Simão Aznar Filho e prefaciado pelo prof. Paulo Roberto Barbosa Ramos.
Foram dias muito intensos, mas extremamente proveitosos.
Agradecemos a todos os colegas professores, alunos do mestrado/ doutorado e demais envolvidos no projeto.
Mais uma temporada de aulas na UAL (Lisboa/Portugal) terminou. Três turmas maravilhosas. Alunos dedicados e brilhantes. Discussões profundas e necessárias. Teremos excelentes dissertações e teses de destaque no cenário luso-brasileiro. Agradeço ao prof. Pedro Trovão do Rosário pela costumeira acolhida e a todos os funcionários da Universidade Autónoma de Lisboa – UAL pela gentileza. Agradeço ainda aos professores Carla Dolezel e Simão Buznar pela confiança.
Lançamento da obra “Contratos: Tutela Judicial e Novos Modelos Decisórios”, pela editora Juruá, de autoria do professor doutor e desembargador Paulo Velten.
Registro de participação na III Jornada Diálogos para uma Nova Administração Pública Municipal juntamente com a professora Maria Celia Delduque. Palestrando o tema “O CNJ e as Políticas em direito de acesso à saúde” e examinando a Banca de qualificação de tese da querida Krishina Day Ribeiro intitulada A complexidade da judicialização da saúde no âmbito dos tribunais realizada no Núcleo de Altos Estudos Amazônico na UFPA. Momentos maravilhosos. Conhecendo pessoas e revendo colegas.
III Jornada Diálogos para uma Nova Administração Pública Municipal
Por convite dos professores Márcio Aleandro Correia Teixeira e Marcelo Carvalho Lima para participar, na noite de 06 de dezembro de 2019, das bancas de avaliação dos pôsteres acadêmicos dos alunos da Pós-Graduação em Direito Eleitoral da UFMA/TRE. Foram trabalhos de altíssima qualidade e alunos brilhantes. Fico feliz que o Maranhão esteja constituindo vanguarda na temática e em breve será referência para o país.
Bancas de avaliação dos pôsteres acadêmicos dos alunos da Pós-Graduação em Direito Eleitoral da UFMA/TER, 2019.
Momento triunfante!!!! Renomada Banca Avaliadora constituída pelos professores titulares Orides Mezzaroba (UFSC), Antônio Gomes Moreira Maués (UFPA) e Vladmir Oliveira da Silveira (UFMS). Agradeço aos professores e autoridades da UFMA e da Universidade CEUMA, agradeço aos alunos da graduação da UFMA e Universidade CEUMA e da Pós-graduação em Direito.
Agradeço aos servidores e auxiliares do PPGDIR. Todos os que estiveram presentes e aqueles que mesmo ausentes enviaram vibrações positivas. Agradeço a nossa mãe pela presença constante. Agradeço a Paulo Augusto, Marcio Flavio Lima da Silva pela presença e ajuda.
Parabéns professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, o primeiro titular do Departamento de Direito da UFMA, sempre desbravando caminhos com muita responsabilidade, comprometimento e sucesso.
Minha participação se inicia, neste vídeo, em 2h10min. Então avance até este momento.
Mesa 1 Derecho a la Salud y Sistemas de Salud en Iberoamérica
“¿Necesitamos un Sistema de Salud diferente?”, Dra. Lourdes Motta Murguía, Presidenta de la Sociedad Mexicana de Salud Pública, A.C. México.
“Patología de la Pobreza”, Dra. Edith María Barbosa Ramos, Professora Adjunto do Curso de Direito e do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão. Brasil.
“El Derecho a la Salud y la Democracia Sanitaria en Iberoamérica: Desafíos Contemporáneos”, Dr. Fernando Mussa Abujamra Aith – Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário – Cepedisa y profesor de la Facultad de Salud Pública de la USP. Brasil.
“Participación Social y Garantía del Derecho a la Salud”, Dra. María Fernanda Tobar Blandón, Directora Oficina Asuntos Internacionales de la Facultad. Coordinadora de la Maestría de Administración en Salud Facultad de Salud. Universidad del Valle. Colombia.
Coordinador de mesa: Dr. Víctor Manuel Garay Garzón, Secretario General de la Facultad de Derecho. UNAM. México